quarta-feira, 10 de julho de 2013

Município de Trajano de Moraes realiza I Conferencia Municipal de Cultura

Município de Trajano de Moraes realiza I Conferencia Municipal de Cultura.


A Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes através da Secretaria Municipal de Educação e seu Departamento de Cultura realizou na ultima segunda-feira, dia 08 de julho, a I Conferencia Municipal de Cultura para a elaboração de metas de gestão para desenvolvimento da cultura no âmbito municipal e além de outras propostas estaduais e federais a serem apresentadas nas conferencias seguintes.
 
 
                                               O prefeito Carlinhos Gomes discursando para a plenária.
 
A I Conferencia Municipal de Cultura do Município de Trajano de Moraes teve início às 08 horas com os credenciamentos dos participantes. Em seguida, à 09 horas, foi iniciado a Conferencia com a Composição da Mesa e a execução do Hino Nacional Brasileiro. E que após explanações das autoridades, foi apresentado o Regimento Interno da Conferencia para a apreciação e aprovação da plenária.
 
Às 10 horas tiveram início as apresentações dos Eixos Temáticos com seus respectivos palestrantes que abordaram sobre as políticas Culturais a fins de conhecer, esclarecer, e avaliar as políticas do tema nas três esferas, União, Estados e Municípios.
O primeiro Eixo apresentado foi sobre a Implementação do Sistema Nacional de Cultura, que teve como palestrante o Coordenador da Regional do Ministério da Cultura o Sr Reginaldo Sobral Magalhães. No segundo Eixo, o tema discutido foi a Produção Simbólica e Diversidade Cultural, que palestrado pelo Dr André Queiróz Ferreira Mello, Mestre em Direito da PUC/RJ, que também abordou sobre a temática do Eixo quarto sobre Cultura e Desenvolvimento. E no terceiro Eixo sobre Cidadania e Direitos Culturais foi apresentado pelo Sr Geovanne Bizotto que é Sub Secretário Municipal de Cultura de Nova Friburgo, que também é Coordenador do Fórum Serrano de Cultura e Músico.
Após as apresentações dos Eixos a Conferência teve sue intervalo para o almoço. Tendo retornado os trabalhos às 13h30min para que montado os grupos a fim de apresentar, discutir e aprovar propostas dos Eixos Temáticos. E que concluído essa etapa, a Conferência elegeu seus Delegados, representado na sociedade civil e política pública, para representação na Conferência Estadual onde reunirão todos Delegados Eleitos nos seus respectivos Municípios em uma ampla discussão dessa Política Cultural, afim de melhor se promover em Gestão esse direito constituído.
                                                   Grupo reunido nas elaborações das propostas.
A grande necessidade social trajanense de uma melhor promoção e valorização da nossa Cultura foram mostradas no decorrer das discussões da Mesa Redonda nesta Conferência. E o grande motivo foi as variedades de manifestações culturais que realizadas no nosso município pelas próprias comunidades, escolas e grupos, mas que não recebem nenhum incentivo direto pela Gestão Pública na forma de mobilização, divulgação e espaços culturais adequados. Dessa forma, as principais propostas apresentadas e aprovadas na Plenária Final dessa Conferência deverão trazer uma mudança na promoção da nossa política cultural no município, tendo em vista que as conferências é uma Plenária Legal que constituída por sociedade civil e governo que as propõem diretrizes a serem trabalhada como política social a bens de todas as comunidades.
Algumas das Propostas aprovadas pela Plenária Final foram: A criação ou reestruturação do Conselho Municipal de Cultura consultivo, deliberativo e fiscalizador; A criação do Fundo Municipal de Cultura; Criação da Lei Municipal de incentivo a cultura que vise fomentar a produção artístico-cultural; Criação de Lei Municipal que garante que todo e qualquer evento realizado no município tenham-se a participação de artistas locais, garantido-os contrações e financiamentos; Criação da Lei Municipal de tombamento de Bens Patrimoniais ( materiais e imateriais) e a criação de um espaço cultural que aberto e integrado a toda forma de cultura para toda a sociedade.
 

                                                      Diretor de Cultura do Município  Ueber José
A Conferência teve seu encerramento por volta das 16h20min com a palavra final do Diretor do Departamento de Cultura Municipal Professor Uéber José que falou da satisfação pela realização da conferência e fez a todos que participaram da conferência e por ter dado sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade trajanense.   
 
 
Reportagem: Fábio Rodrigues – Blog tvjaas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página