terça-feira, 30 de abril de 2013


 Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva realiza Projeto História Viva em comemoração aos 122 anos de Emancipação Político Administrativo de Trajano de Moraes.

O C. E. Maria Marina Pinto Silva, localizado na sede do Município Trajano de Moraes, realizou na quarta-feira, dia 24 de abril, véspera do aniversário do município, em seu auditório, o Projeto História Viva, que idealizado pelo Professor Jorge Henrique de Moraes e realizado pelos alunos da escola. O projeto contou um pouco da história do Município através de vídeos contados, fotografias antigas, além das amostras de variáveis maquetes das construções históricas, prédios arquitetônicos e paisagens naturais de importância turística.

A abertura do projeto contou com a presença da Banda Marcial São Francisco de Paula que fez uma apresentação musical aos alunos e convidados. Em seguida, foi apresentada ao público a exposição das maquetes confeccionadas pelos grupos de alunos de várias turmas do colégio. Dentre a exposição havia maquetes da histórica Igreja de São Francisco de Paula - primeira igreja católica construída no município, da Represa da Barragem em Tapera - maior construção industrial e de maior investimento financeiro já ocorrido no município, além das maquetes do próprio Colégio Estadual e da bela Praça Nilo Peçanha cartão postal da nossa cidade. Na exposição foi apresentado também um conjunto de fotografias que ficou marcado na história por registrarem as antigas manifestações sociais, os prédios históricos do município e suas construções, a estação ferroviária, e o trem "Maria Fumaça" que foi durante muitos anos o principal transporte de massa a de vazão comercial da época.

                 Maquete da Igreja São Francisco de Paula O Projeto História Viva foi alvo de uma ampla pesquisa idealizada pelo jovem Professor de História, Jorge Henrique de Moraes, que não mediu esforços para mostrar a veracidade das pesquisas, e que compartilhou com os alunos seus conhecimentos na busca do aprendizado sobre a história do Município de Trajano de Moraes. O professor Jorge Henrique, ao fim do vídeo filme, fez um agradecimento especial aos alunos e a Diretora do Colégio Maria Marina Pinto Silva, Prof.ª Eloisa Helena Loureiro pela disponibilidade e apoio ao projeto. E após, o professor e os alunos envolvidos foram agraciados com os aplausos da plateia que elevaram da importância do projeto como valorização e reconhecimento da história do município.


 


                                              Quadro de fotos de Obras antigas, Prédios Históricos e Paisagens
 
 
  Tvjaas.blogspo.com Reportagem: Fábio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página